I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

QUAL É O SEU CAMINHO?


Quando somos motivados por alvos cheios de significação; por sonhos que necessitam serem realizados; por puro amor que necessita ser expressado, então verdadeiramente estaremos vivendo. Greg Anderson
Onde você está hoje tem pouca importância quando comparado com o lugar para o qual você está se dirigindo. Não importa quão para baixo ou quão desencorajado você possa se encontrar, apesar de tudo isso você pode dar a volta e se posicionar para uma nova direção. Você não pode instantaneamente subir ao topo de uma realização, mas pode imediatamente iniciar a caminhada rumo a uma nova proposta de vida. Para onde você está se dirigindo nesse momento? Você está se movendo consistentemente em direção a um importante alvo? O que você está fazendo hoje com o objetivo de levá-lo para tal direção? As coisas que você está fazendo tem-lhe dirigido para onde você deseja estar? Se não, qual a razão para continuar fazendo a mesma coisa? Você realmente crê que é possível chegar a algum lugar caminhando para mais e mais distante desse lugar? Impossível! Deixe que Deus dirija os seus passos. Dê ao Senhor o controle daquilo que a Ele realmente pertence. As Suas Mãos estão estendidas, mas Ele é um cavalheiro e não irá interferir até que você, doce e suavemente, se entregue Àquele que conhece como ninguém cada segundo da sua existência. Não gaste nem mais um dia sequer se distanciando dos seus alvos, porque para cada dia perdido serão necessários pelos menos mais dois para recuperá-los.
Para Meditação:
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.4,5

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Entreterimento Cristão?


Já há alguns anos, venho observando como a igreja vem cedendo terreno ao entretenimento cristão. Tenho visto com meus próprios olhos (ao vivo) o declínio espantoso dos nossos cultos e reuniões. A cada dia aparecem mais "animadores" de platéia, substituindo os pregadores puros e conscientes. Animadores cheios de técnicas e formulas prontas, recheadas com frases de efeito, iludem a "platéia" gerando uma expectativa em massa.
Spurgeon disse certa vez: "O demônio raramente fez algo tão engenhoso quanto insinuar à igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para o povo visando alcançá-lo".
As praticas que antes a igreja contestava e até abominava, aos poucos foi aceitando e tolerando, mas não pára por ai, hoje ela tem adotado essas praticas como estilo de culto e métodos para atrair os fieis.
Os discurso de Jesus nunca visou agradar o povo, mas apenas falar a verdade, e muitas vezes o discurso dele foi duro até o ponto de ser abandonado pelos seguidores.
( Mc.16:15)." Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura".
Ele nunca disse: "Alcancem as pessoas de qualquer jeito!" Promovendo sessões de entretenimento "gospel". Tenho visto templos cheios de pessoas querendo "receber" novas sensações, novos toques de Deus, e geralmente são as mesmas pessoas que criticam os sermões utilizados para exortar ou levar ao arrependimento. Esse tipo de pessoa nunca se firma na verdadeira Rocha da Salvação que é Cristo, mas sustentam sua fé apenas em experiências sensitivas.
O que hoje é chamado de geração "profética", eu chamaria de "geração sensitiva"; ou seja, pessoas que correm atrás de sensações. Eu acho que se chamamos alguém de profeta, essa pessoa devia, no mínimo, profetizar. Mas, onde estão os profetas? Os poucos que conheço são criticados por ser "duros' no seu discurso. Graças a Deus por isso! O próprio Senhor foi criticado por causa disso. Hoje temos uma catalogo completo de entretenimento promovido pelos "Pops Stars" da hora. Se quero "vinho novo' vou chamar Fulano. Se quero pó de ouro,vou chamar Cicrano. "Sakanno" é bom para encher a igreja, vamos convida-lo. Atrações e mais atrações na Casa do Senhor.
Eu mesmo já fui convidado varias vezes com esse intuito. O resultado: Um tremendo fracasso. Porque eu não fui chamado para ser animador de platéia, e sim para anunciar o evangelho puro e simples. Eu já fui animador de platéia, antes de conhecer o Senhor. Por isso fico frustrado ao ver o que esta acontecendo nas igrejas. Quando eu tocava nas noites de Buenos Aires via tudo isso que vejo hoje nas igrejas. Pessoas sendo "tocadas", "embriagadas", risos, choros etc.
Eu gosto muito de cinema; e muitas vezes chorei e ri durante os filmes. As musicas feitas para esses filmes, são fruto de pesquisa. Porque todos sabem que a musica tem um grande poder de influencia em nossas emoções. O fato de eu ter rido e chorado nesses filmes não significa que "a presença de Deus" estava no cinema, nem muito menos Sua Glória.
Eu já tive (e tenho) muitas experiências de embriaguez espiritual, e sentimentos de euforia no espírito, entre outras sensações. Mas minha fé não está baseada nisso. Isso sempre acontece como conseqüência da busca pela face e pela vontade do Senhor, e não pela busca dessas sensações. A maioria das pessoas que entrevisto e aconselho diariamente está frustrada porque não consegue "sentir" em casa o que sentiu no evento do qual participou.
Eu sou musico; mas não me iludo com as "respostas" visíveis da platéia; já faz muito tempo que não "forço a barra" para que algo aconteça. Simplesmente tento conduzir o povo a uma adoração simples e verdadeira, deixando que cada um adore do seu jeito. Alguns vão pular, outros vão deitar no chão, outros vão ficar sentados de olhos fechados e outros vão rolar e correr. Eu não me importo; o que importa é que o Senhor seja adorado. Por isso não fico o tempo todo "dando comandos". Então o resultado de tudo isso depende apenas do Espírito Santo e de mais ninguém. As vezes pessoas vão ser curadas, embriagadas, restauradas, fortalecidas, edificadas e encorajadas. Mas também exortada, convictas de pecado entre tantas coisas que o Espírito pode fazer.
( Ef. 4:11): " E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres". E os animadores? Onde entram? Onde entrariam os "show men"?
Em Mt 5: 13 está: " Vós sois o sal da terra". Os animadores parecem mais "o mamão com açúcar da terra!". O mamão com açúcar se engole facilmente, o sal não.
Promover distrações na igreja é totalmente contrario ao chamado de Cristo. Nem Jesus nem seu discípulos jamais "adoçaram" suas pregações como intuito de ficarem mais suaves para engolir, e nem por isso pregavam sem amor, muito pelo contrario, as pregações eram mergulhadas no amor de Deus.
Disse Spurgeon:
Jesus compadeceu-se dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca pretendeu entretê-los. Em vão as epístolas serão examinadas com o objetivo de achar nelas qualquer traço do evangelho do deleite. A mensagem que elas contêm é: "Saia, afaste-se, mantenha-se afastado!". Eles tinham enorme confiança no evangelho e não empregavam outra arma.
Basta olhar os frutos. O entretenimento cristão não tem gerado convertidos verdadeiros. Mas tem gerado "filhos" fracos na fé, que são levados por qualquer vento de doutrina.
Efésios 4:14 "para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro."
O que mais aparece para aconselhamento é aquele crente fraco e sem conteúdo, que foram alcançados por "um" evangelho parcial e superficial, que procuraram paz numa musica ou num toque, e não foram ensinados a buscar na Fonte. Apenas se alimentam de fast food espiritual. Comidas sem vitaminas nem proteínas.
Tenho conversado com viciados, homossexuais, adúlteros e alcoólatras, que freqüentam as reuniões mas não são libertos das suas cadeias. Apenas se "sentem" bem nas reuniões e por isso comparecem, e até dão testemunho. Mas o fato é que depois voltam as praticas já na segunda feira seguinte. Aí vêem os conflitos: "mas eu me senti tão bem na reunião!".
Talvez seria melhor se sentir mal, mas ser liberto e sarado na alma.
Às vezes tomamos um remédio para a dor de cabeça, e a dor vai embora, mas se ela voltar é porque o problema real que esta causando essa dor ainda não foi confrontado. A única maneira de chegar na raiz dos problemas é confrontando diretamente o pecado perante a cruz de Cristo. Isso é sal. Isso não é mamão com açúcar.
A minha oração é assim: Senhor, por amor do Teu nome, limpa a Tua igreja de todo esse lixo e nos faz caminhar no Teu Temor, pregando a Verdade que produz frutos de arrependimento ainda que traga dor, mas é melhor a tristeza vinda do alto do que a falsa alegria produzida por nossas artimanhas. Tem misericórdia de nós oh Deus!
Tiago 3:17 "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento."
2 Coríntios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte."
Eu sou uma pessoa alegre. E amo quando temos cultos cheios de jubilo e alegria, mas quando esse jubilo e essa alegria são fruto da operação real do Espírito na reunião, e não quando é fruto de "obra de homens", porque isso podemos alcançar assistindo uma comedia. O problema é que temos tido muitas 'comedias', e isso não tem mudado a vida nem o caráter de ninguém.
Apenas estou mostrando meu ponto de vista, mas acho que há bastante respaldo bíblico.
Vamos buscar na Fonte, Jesus, e não em outras fontes. Não se distraia com os entretenimentos, mas busque a face do Senhor, e jamais será iludido nem frustrado.
Paz para teu coração Jorge Russo
Ministério Trio

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

VIVER É CORRER RISCOS!


Qualquer pessoa que pretenda vencer na vida, conquistar sonhos e ideais, precisa aprender a correr riscos. Geralmente, os acomodados e os calculistas, e todos que simpatizam demais com a previsibilidade, não experimentam mudanças profundas no curso da sua existência, nem sentem o sabor das experiências novas, tão pouco têm muitos troféus a levantar. Não gostam de correr riscos.Correr riscos é sair da zona de conforto. É parar de racionalizar sobre o futuro, planejando-o de tal maneira que seja possível manipulá-lo, como se a vida fosse traçada a partir de uma linha reta. Ocorre que nossa existência não é retilínea. Ela é uma estrada cheia de curvas. E de surpresas também! Muitas vezes é o inesperado que nos espera em uma curva qualquer. Estejamos certos de que o incerto caminha conosco ao longo da nossa estrada. Viver é, pois, correr riscos a cada instante, preparando-se para enfrentar perigos e precipícios.Nenhuma paisagem geográfica se presta tanto para representar a nossa condição humana como a de uma cordilheira, com seus altos e baixos. Viver é aprender a escalar montanhas, atingir alturas, superar obstáculos, correr nas planícies e brincar na relva; contudo, é também sobreviver às quedas. É ser alpinista e desbravador; agricultor e semente; predador e preservador ao mesmo tempo. É ter coragem de se arriscar para tornar-se um vencedor.Portanto, o ato de viver exige coragem e ousadia, para que a vida não se torne uma experiência rotineira e melancólica, como uma tarde de inverno sem o brilho do sol. Algumas vezes precisaremos provocar o novo que se esconde em um lugar qualquer da nossa jornada. Nos tornamos assim desbravadores de nós mesmos, redescobrindo tesouros que nós mesmos resolvemos sepultar.É lamentável conviver com uma pessoa acomodada dentro de si mesma. Sem coragem para prosseguir e lutar, qual boxiador que jogou a toalha no chão, antes da luta começar e diz ao seu adversário: eu desisto. Quem não corre riscos nunca começa algo novo, perde a luta antes que ela comece, e não percebe que os seus maiores inimigos estão dentro de si: o medo, a acomodação e o desânimo.Quem deseja tornar-se um vencedor precisa ter a alma de um desbravador, os olhos de um alpinista e a coragem de um guerreiro. O desbravador sempre encontra tesouros escondidos, o alpinista alcança lugares altos, e o guerreiro está sempre conquistando novos terrritórios. A vida é um desafio constante e muitas vezes ela nos convida a uma mudança radical (e necessária), para que o “novo” venha substituir a rotina e a prostração. Para que experimentemos o gosto da vitória.Jesus disse certa vez a um aleijado: “Levanta-te e anda”! E a sua voz ainda hoje ecoa em nossos ouvidos, nos convidando a assumirmos outra vez a nossa estrada, com todos os desafios que nos esperam. A fé é uma experiência de alto risco, mas é condição de vitória sobre obstáculos. Tal qual uma criança que se joga nos braços do pai, sabendo que estará segura, assim também devemos confiar a Deus a nossa vida presente e o nosso futuro, crendo que Ele está no controle de tudo. Caminhar sempre na busca do novo, sem retroceder. Correr riscos na certeza de que Ele já preparou a nossa vitória!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Praticando a Palavra


Existe uma grande quantidade de confusão em torno da Palavra de Deus hoje. Não é uma confusão que ocorre entre aqueles que duvidam da autoridade ou autenticidade da Bíblia. Pelo contrário, é algo que acontece, com efeito, toda semana no meio de cristãos conservadores, ortodoxos, que acreditam fielmente que a Bíblia é a Palavra de Deus. É conseqüência de obscurecer a distinção entre ouvir e praticar a Palavra de Deus e é, infelizmente, uma armadilha fácil na qual muitos de nós podemos cair.
Pode começar assim: chegamos ao culto no domingo e ouvimos uma poderosa pregação baseada nas Escrituras. Voltamos para casa dizendo: "Que palavra tremenda!" E como nos sentimos por dentro como resultado? Nós nos sentimos bem. Aí é que começa o engano. Sentimo-nos bem porque ouvimos e concordamos com a Palavra de Deus; no entanto, nem começamos a fazer algo para corresponder a ela.
No final das contas, o próprio sistema da igreja às vezes colabora para nos tornar ouvintes da Palavra e não praticantes. Em muitas igrejas, é possível ouvir uma passagem das Escrituras ensinada na Escola Dominical e outra no culto de adoração. No domingo à noite, ou no meio da semana, podemos ouvir outros textos e, talvez, ainda mais um ensinamento no grupo de comunhão ou discipulado. Num sentido muito real, estamos sendo treinados a meramente ouvir a Palavra ao invés de praticá-la, pelo fato de sermos inundados de tantos ensinamentos diferentes num curto prazo de tempo.
Tiago é quem nos dá o ensinamento bíblico mais claro a esse respeito.
" Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" ( Tg 1.22-25).
Hebreus dá-nos outra advertência sobre não sermos meramente ouvintes, usando a nação de Israel, que vagou durante 40 anos no deserto, como um exemplo negativo. A maior parte do terceiro capítulo de Hebreus admoesta-nos do perigo de não acreditar em Deus a exemplo do que aconteceu com Israel no deserto. "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como foi na provocação no dia da tentação do deserto" ( Hb 3.7-8). Em Hebreus 4.2 lemos: " Porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram."
Voltemos ao livro de Tiago novamente. Ele nos adverte: " Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta" ( Tiago 2.17). Foi isso que aconteceu a Israel. Eles ouviram a voz de Deus por Moisés vez após vez. Com o passar do tempo, ouvir a Palavra e não praticá-la levou ao endurecimento dos seus corações.
Que advertência para a Igreja hoje! Seria possível que ouvir uma pregação, domingo após domingo, possa ser perigoso para nós? Sim - se repetidamente deixarmos de corresponder em ações de obediência. As Escrituras advertem-nos de que podemos começar a experimentar um endurecimento do coração. Assuntos espirituais podem começar a perder a importância e a prioridade. Deixamos de sentir uma agitação no nosso interior ao ouvirmos a explanação da Bíblia porque não estamos comprometidos a praticar o que ouvimos.
Tiago nos encoraja tremendamente a praticar a Palavra quando escreve: " Mas aquele que considera atentamente... não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" ( Tg 1.25). Que presente maravilhoso nos é oferecido! Seremos bem-aventurados naquilo que fizermos, porque estamos prestando atenção à Palavra de Deus e praticando o que ela diz. Caso você esteja imaginando que tipo de bênçãos Deus tem guardado para aquele que pratica sua Palavra, o salmista responde-nos no Salmo 112:
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. [Aqui as bênçãos são enumeradas para nós]: A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.
Não sei quanto a você, mas essas são as bênçãos que eu gostaria de receber de Deus.
Elas vêm àqueles que não somente ouvem, mas também praticam a Palavra de Deus.
Uma das maneiras mais simples de permanecer no caminho como um praticante da Palavra é orar quando ouvimos ou lemos as Escrituras. Sempre pergunte: "Senhor, o que há nesta passagem para mim? Existe um pecado do qual devo me arrepender? Eu deveria parar e agradecer-te, Senhor, por algo que fizeste a mim? Existe um relacionamento que preciso começar a consertar? Senhor, como isso que disseste aqui deve mudar a maneira como estou usando meu tempo ou gastando meu dinheiro hoje? Pai, ensina-me hoje da tua Palavra o que devo fazer. Dá-me ouvidos para ouvir."
A terceira estrofe do hino tradicional, Break Thou the Bread of Life (Parte, Senhor, o Pão da Vida), expressa essa idéia muito bem (tradução literal do inglês):
Oh, envia teu Espírito, Senhor, agora para mim, Para tocar nos meus olhos e fazer-me ver: Mostra-me a verdade escondida em tua Palavra, E em teu Livro revelado verei o Senhor.
Fonte: Jornal Arauto da Sua Vinda, Ano 23 nº 5 http://www.revistaimpacto.com.br/arauto/

MENSAGENS

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner